quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

HIDRATAÇÃO



Com a chegada do verão, o aumento da temperatura, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores.
A desidratação, tão comum nesse período do ano, pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquido regular.
Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros por dia, considerando a perda pelo suor, urina, fezes e perspiração (perdas de água, em forma de vapor, pela pele e pulmão que não são percebidas). Portanto é recomendado a reposição diária de 2,5 litros de água, considerando-se toda a água ingerida pura ou na forma de alimento, tanto sendo líquidos quanto sólidos.
Existem alimentos que compõe sua estrutura de até 90% de água como folhas e alguns legumes assim como algumas frutas.
Em termos gerais, os alimentos fornece aproximadamente 1 litro de água ao organismo que além dos alimentos sólidos podem também ser ingerida pura ou na forma de sucos, chá, caldos e sopas, etc.
Nas perdas provocadas pelo suor, além da água, perdem-se também sais minerais, principalmente sódio, o qual precisa ser reposto. Por isso, água, sucos de frutas e água de coco que é um isotônico natural são fontes excelentes.
Quando as perdas de água tornam-se maiores do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação, o que é extremamente perigoso e, em casos extremos, pode ser fatal.
Sem água não há vida, ela participa de todos os processos metabólicos vitais para o organismo.
Vale lembrar que a sede é um sinal tardio da falta de água, o que ocorre quando o organismo já esgotou algumas de suas reservas. Por isso, não é bom descuidar da ingestão de líquidos durante todo o dia. O ideal é ingerir pequenas quantidades, varias vezes durante ao dia.
Reduza o máximo o consumo de gorduras, frituras e carnes gordas.
Abuse de saladas, consuma bastante frutas, não esquencendo de forntes de proteínas e minerais, como carnes, leite, queijo, feijão que sempre devem estar presentes, mesmo em quantidades menores.
De preferência a alimentos pobres em gordura e prepare as refeições com pouco óleo e sem excesso de temperos.

Dicas para curtir bem o verão: MUITA ÁGUA E BOA ALIMENTAÇÃO


Fonte: Dutra de Oliveira - nutrição Básica, Ed. Sarvier






Katiuscia Medeiros
Nutricionista



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já planejou o seu ano? Já elaborou seus planos, metas e estabeleceu o foco necessário para começar a desenvolver aquele sonho, seja na ...